PLANO DE NEGÓCIOS
Lembre-se de que não é possível chegar ao fim, sem definir os meios.
- Analisar a situação atual
- Definir a estratégia a ser utilizada
- Alcançar a situação desejada
Plano de Negócios ou Planejamento Estratégico é uma ferramenta administrativa que todo o empreendedor deve realizar para ter um planejamento eficaz, contendo descrições dos objetivos e quais ações devem ser tomadas para alcancá-los. Ele deve ser elaborado por escrito e adaptado às necessidades específicas do empreendedor, visando estimar recursos financeiros, humanos e tecnológicos.
Com a organização das ideias e ações, o empreendedor deverá realizar pesquisas externas e obter o máximo de informações sobre o negócio em que pretende atuar. Posteriormente, deverá analisar os dados internos e externos apurados no decorrer da elaboração do Plano de Negócios, o que permitirá uma diminuição dos riscos e das incertezas, uma vez que estará sendo norteado para um acompanhamento permanente que identificará erros. Uma vez identificados, ele poderá efetuar correções antes de uma atuação direta no mercado.
Algumas etapas necessárias para a elaboração do Plano de Negócios:
1- Definir o seu negócio
2- Analisar o mercado de atuação
3- Missão da empresa
4- Definir a estrutura operacional
5- Definir estratégias de vendas
6- Análise Financeira
7- Ferrametas de Gestão
Todo empreendimento necessita de planejamento. O desafio é permanecer no mercado e, para que o sucesso ocorra, o empreendedor necessita ter visão de futuro para as mudanças e oportunidades que o mercado oferece. E para que possa atuar com agilidade e vencer as intempéries, é necessária a total capacidade de conhecimento do seu negócio.
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Leila Matajs - Planejadora Financeira na MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais no Instituto Pedro Matajs.
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