Sustentabilidade é um conjunto de ações interligadas, visando atender às necessidades socioecônomicas dos seres humanos, sem impactar negativamente o meio ambiente. Sua base está firmada em três pilares: Social, Econômico e Ambiental.
Social: visa a qualidade de vida através da produção de bens e serviços, integrando um conjunto corporativo, familiar, comunitário e o setor público, que valorize o bem estar e a igualdade.
Econômico: visa a geração de renda por meio da produção de bens e serviços, utilizando recursos humanos e matéria-prima extraída do meio ambiente.
Ambiental: é o elo para a sobrevivência socioeconômica, sendo a base da sustentabilidade. Uma vez que as demais atividades dependem diretamente dos recursos naturais utilizados.
Diversas ações positivas para que essa cadeia permaneça em equilíbrio são necessárias; advindas dos setores privados e públicos, usuários dos recursos extraídos do meio ambiente. Visar a preservação dos ecossistemas, minimizando impactos negativos é garantir a sustentabilidade.
Leila Matajs - Planejadora Financeira da MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais do Instituto Pedro Matajs
Comentários
Postar um comentário