Pular para o conteúdo principal

Criação da RPPN Ramos Matajs


RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural

O que é uma RPPN? É uma iniciativa voluntária dos proprietários de terras que possuem áreas naturais, em destinar uma parcela de sua propriedade para a criação de uma unidade de conservação (UC) cujo o objetivo é de preservar os atributos naturais existentes em seus domínios e ter um papel relevante nos serviços ambientais prestados para o bioma. A área destinada para a RPPN terá a garantia de perpetuidade com a averbação na matrícula do imóvel.

Conhecendo um pouco da história da criação da RPPN Ramos Matajs. As proprietárias adquiriram a propriedade no ano de 2000, com a área total de 1,9ha, possuindo um remanescente da Mata Atlântica. Localizada no bairro de Embura,  no extremo sul da cidade de São Paulo, uma região que passa com um crescimento urbano e desmatamento descontrolado, próxima da Unidade de Conservação APA Municipal Capivari-Monos.

Em 2004, as proprietárias e demais membros da família, fundaram o Instituto Pedro Matajs, uma entidade sem fins lucrativos, que vem realizando diversas ações sociambientais por meio de cursos, palestras, projetos de sensibilização e capacitação focados no desenvolvimento sustentável.

Uma das metas para o ano de 2018 é a criação da RPPN Ramos Matajs; maneira de garantir a preservação da reserva natural deixando um legado perpétuo para o bioma da Mata Atlântica. A área destinada é de 1,2ha, onde contribuirá com futuras pesquisas científicas e conciliará os projetos socioeducativos com práticas sustentáveis.

A constituição da RPPN, passa por duas etapas; a primeira é a criação e a segunda a elaboração do Plano de Manejo. Os procedimentos para o reconhecimento da RPPN estão previstos na Lei 9985/2000 e Decreto 4340/2002.

A parceria firmada entre a empresa Conceito Mapeamentos, através do sócio Claudomiro dos Santos e o Instituto Pedro Matajs, possibilitou o início da criação da RPPN, com a elaboração do memorial descritivo e planta da área total do imóvel e da área a ser reconhecida como RPPN, através do georrefenciamento de acordo com o Sistema Geodésico Brasileiro.

Saiba mais e também seja um parceiro, enviando uma mensagem para: contato@institutopedromatajs.org.br

www.institutopedromatajs.org.br


Leila Matajs -presidente do Instituto Pedro Matajs


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conjunto de ações interligadas, visando atender às necessidades socioecônomicas dos seres humanos, sem impactar negativamente o meio ambiente. Sua base está firmada em três pilares: Social, Econômico e Ambiental.  Social: visa a qualidade de vida através da produção de bens e serviços, integrando um conjunto corporativo, familiar, comunitário e o setor público, que valorize o bem estar e a igualdade. Econômico:  visa a geração de renda por meio da produção de bens e serviços, utilizando recursos humanos e matéria-prima extraída do meio ambiente. Ambiental:  é o elo para a sobrevivência socioeconômica, sendo a base da sustentabilidade. Uma vez que as demais atividades dependem diretamente dos recursos naturais utilizados. Diversas ações positivas para que essa cadeia permaneça em equilíbrio são necessárias; advindas dos setores privados e públicos, usuários dos recursos extraídos do meio ambiente. Visar a preservação dos ecossistemas, minimiz
Descubra como é a produção do cogumelo shiitake em toras de eucalipto e a variedade de opções na culinária com a utilização de um produto altamente nutritivo e delicioso. acesse o link  cogumeloshiitake.ead-ipm.com.br