MOTIRÕ DA JATAÍ
O Projeto Motirõ da Jataí teve por objetivo sensibilizar e desenvolver conhecimentos para a formação de agentes multiplicadores e zeladores da biodiversidade - que, no decorrer do projeto, foram intitulados "Educadores Comunitários Agroecológicos" - através da capacitação de agricultores familiares e de grupos de pessoas associadas das APAs Municipais Capivari-Monos, Bororé-Colônia e entorno, nas atividades de meliponicultura ( criação e manejo de abelhas sem ferrão), práticas agroecológicas e elaboração de oficinas, com a finalidade de proteger, intensificar, incrementar e assim valorizar a biodiversidade local.
No decorrer do projeto foi ministrado um curso teórico e prático sobre meliponicultura, formação agroecológica e orientação pedagógica através de dinâmicas de sensibilização e de preparação para a realização de oficinas externas. E a partir desses conhecimentos, os participantes executaram na prática um trabalho na comunidade e em suas propriedades assistidos pela coordenação e equipe técnica do projeto. Suas propriedades tornaram-se "propriedades modelo" para as oficinas de sensibilização nas comunidades locais das APAs e entorno, incluindo a preparação de um pasto apícola, compostagem e minhocário, objetivando eliminar o uso de agrotóxicos e despertando a necessidade da preservação de abelhas nativas, pela sua vital importância como agentes polinizadores para a biodiversidade e a produção de alimentos saudáveis para os seres humanos. 

Foi uma trajetória de 18 meses consecutivos, ficaram muitas lembranças, muitas conquistas e foram muitos os desafios enfrentados. Focamos em educar para multiplicar! Multiplicar para compartilhar! Compartilhar para disseminar! Disseminar para preservar!
Para conhecer um pouco mais sobre o Projeto Motirõ da Jataí, acesse: www.institutopedromatajs.org.br/Projetos.htm
Leila Matajs - Planejadora Financeira da MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais do Instituto Pedro Matajs.



Comentários
Postar um comentário