Primeiro é necessário compreender o sentido das palavras COOPERAR E COMPETIR.
Cooperar é a ajuda mútua entre os atores para resolver uma dificuldade coletiva e melhorar as condições de vida, por meio de ações conjuntas com uma finalidade e um objetivo em comum, prevalecendo sempre a união, o respeito e a aceitação das diferenças.
Competir significa estar em concorrência simultânea com o próximo, enfrentando diversos desafios para vencer e conquistar uma mesma coisa que o outrem.
Em uma atitude sadia, não é necessária a rivalidade, tanto cooperar como competir caminham lado a lado, pois um pouco de competição cria estímulos para que a cooperação ocorra, melhorando e fortalecendo uma determinada situação através de uma tomada de decisão, que pode ser individual ou coletiva.O desafio está em ter uma atitude cooperativa visando a si e ao bem coletivo. Ou, uma atitude competitiva que vise a si ou interesse de outrem, prejudicando as demais pessoas, uma comunidade ou o meio ambiente.
Lembrando sempre que um grupo organizado tem maior competitividade no mercado e todos saem ganhando.
Leila Matajs - Planejadora Financeira na MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais no Instituto Pedro Matajs
Comentários
Postar um comentário