Pular para o conteúdo principal

Cooperação x Competição



Primeiro é necessário compreender o sentido das palavras COOPERAR E COMPETIR.



Cooperar é a ajuda mútua entre os atores para resolver uma dificuldade coletiva e melhorar as condições de vida, por meio de ações conjuntas com uma finalidade e um objetivo em comum, prevalecendo sempre a união, o respeito e a aceitação das diferenças.

Competir significa estar em concorrência simultânea com o próximo, enfrentando diversos desafios para vencer e conquistar uma mesma coisa que o outrem.



Em uma atitude sadia, não é necessária a rivalidade, tanto cooperar como competir caminham lado a lado, pois um pouco de competição cria estímulos para que a cooperação ocorra, melhorando e fortalecendo uma determinada situação através de uma tomada de decisão, que pode ser individual ou coletiva.O desafio está em ter uma atitude cooperativa visando a si e ao bem coletivo. Ou, uma atitude competitiva que vise a si ou interesse de outrem, prejudicando as demais pessoas, uma comunidade ou o meio ambiente.


O início da cooperação se dá com a união de esforços, aceitando as diferenças, em busca de um bom diálogo com a mesma finalidade, ou seja, as necessidades em comum, gerando uma boa negociação para que todos os participantes se sintam satisfeitos, consigam conciliar e atingir o propósito ideal que buscam. A partir desse consenso, iniciar uma tomada de decisão coletiva, conscientes que da forma em que se relacionarem atingirão ou não, o resultado do propósito comum. É necessário haver cooperação sem competição entre si, cultivar o sentido de igualdade, utilizar o respeito e acreditar que unidos terão mais força e representatividade.

Lembrando sempre que um grupo organizado tem maior competitividade no mercado e todos saem ganhando.


Leila Matajs - Planejadora Financeira na MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais no Instituto Pedro Matajs


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EAD-IPM Cursos profissionalizantes a distância

                  MAPA DO PERCURSO FINANCEIRO "Destino: PROSPERIDADE" é a série de cursos, elaborados pela equipe de Coordenação Pedagógica do INSTITUTO PEDRO MATAJS, voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional, atendendo a demanda de iniciantes do empreendedorismo e para pequenos empresários já estabelecidos na área urbana e rural, que buscam aprimorar o conhecimento para uma melhor gestão do seu negócio, objetivam o autoconhecimento, o autogerenciamento e inspirações para colocar em prática novas ideias prósperas. EAD-IPM é a área virtual criada para o ensino a distância do INSTITUTO PEDRO MATAJS. A experiência adquirida com a realização dos cursos de capacitação na forma presencial desde o ano de 2004, com dinâmicas de sensibilização, as atividades teóricas e as práticas em campo; possibilita a entidade em compartilhar para vários locais do Brasil, uma variedade de conteúdos através dos cursos on-line. ...

Doação de tubetes

O Instituto Pedro Matajs está doando 10.000 tubetes para a produção de mudas. A retirada é na Rua Amaro Josefa, 405, Bairro Embura SP/ SP. Quem tiver interesse favor entrar em contato pelo e-mail: leila@institutopedromatajs.org.br.

Sua empresa está no vermelho?

Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio. Ao chegar no "vermelho" é necessário verificar o que de fato está ocorrendo. Quais são os gargalos que estão travando o crescimento da empresa, em que círculo vicioso o empreendedor entrou impossibilitando enxergar a saída. Portanto, o primeiro passo é uma mudança de comportamento; parar e identificar de frente os problemas. Para isso é preciso que o empreendedor conheça pelo menos os números gerados através de relatórios gerenciais, obtidos nas diversas áreas da empresa e então, realizar uma análise real do seu negócio em reuniões com seus colaboradores. Algumas habilidades são necessárias no perfil do empreendedor para realizar determinadas tarefas dentro da sua empresa. Caso não as possua, o ideal é buscar ajuda por meio de cursos sobre empreendedorismo ou contrat...