Pular para o conteúdo principal

Administrar o tempo, como?



Administrar é conseguir gerir algo, próprio ou não, em um período contínuo no qual os eventos se sucedem, que é o tempo. Sendo o tempo um recurso que não se pode recuperar, é preciso aprender como melhor conciliá-lo. A administração do tempo é uma ferramenta, não apenas para o uso na vida pessoal, mas fundamental na profissional, pois permite a organização de metas, evitando consumos desnecessários de energias físicas e mentais do ser humano.

Administrar o tempo é um fator muito importante na administração de si próprio e do trabalho a ser executado. E o início se dá com autodescoberta de como utilizamos o nosso tempo, do que nos satisfaz e do que temos vontade de mudar.

O tema é bastante extenso, a ideia é apenas dar algumas dicas para o dia a dia. Então responda:
  • A urgência é para você, empresa, família ou outro?
  • Qual é o grau de importância de determinado fato, tomada de decisão ou ação?
  • Que benefício lhe trará usando o tempo como parceiro?
Primeiramente é preciso avaliar a urgência, que deve estar focada no grau de importância e, como resultado, a solução dentro do prazo estipulado.

Para iniciar, é preciso aprender a se organizar, se concentrar nas metas de forma equilibrada e concluir as atividades básicas dentro de uma realidade adequada ao seu tempo de fato disponível. Comece por:
  • Diferenciar as atividades pessoais e as profissionais
  • Relacionar todas as atividades que respondam as perguntas acima, criando uma tabela de prioridades
  • Programar o período necessário para cada atividade, com margem mínima de ajuste
  • Executar as atividades dentro do prazo estabelecido
  • Verificar e eliminar as pendências anteriores, não deixe que se acumulem
  • Cuidado para não se tornar escravo das redes sociais
A mudança de hábito trará uma nova visão e valoração para fazer do tempo seu parceiro, e você terá uma surpresa em descobrir o quanto do tempo é desperdiçado, no qual poderia estar aproveitando com a família, lazer e até mesmo para um novo propósito de vida.
                                                      Viva melhor e seja mais feliz!



Leila Matajs - Planejadora Financeira da MeiConsulte e Coordenadora Executiva de Projetos Socioambientais do Instituto Pedro Matajs





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EAD-IPM Cursos profissionalizantes a distância

                  MAPA DO PERCURSO FINANCEIRO "Destino: PROSPERIDADE" é a série de cursos, elaborados pela equipe de Coordenação Pedagógica do INSTITUTO PEDRO MATAJS, voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional, atendendo a demanda de iniciantes do empreendedorismo e para pequenos empresários já estabelecidos na área urbana e rural, que buscam aprimorar o conhecimento para uma melhor gestão do seu negócio, objetivam o autoconhecimento, o autogerenciamento e inspirações para colocar em prática novas ideias prósperas. EAD-IPM é a área virtual criada para o ensino a distância do INSTITUTO PEDRO MATAJS. A experiência adquirida com a realização dos cursos de capacitação na forma presencial desde o ano de 2004, com dinâmicas de sensibilização, as atividades teóricas e as práticas em campo; possibilita a entidade em compartilhar para vários locais do Brasil, uma variedade de conteúdos através dos cursos on-line. ...

Doação de tubetes

O Instituto Pedro Matajs está doando 10.000 tubetes para a produção de mudas. A retirada é na Rua Amaro Josefa, 405, Bairro Embura SP/ SP. Quem tiver interesse favor entrar em contato pelo e-mail: leila@institutopedromatajs.org.br.

Sua empresa está no vermelho?

Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio. Ao chegar no "vermelho" é necessário verificar o que de fato está ocorrendo. Quais são os gargalos que estão travando o crescimento da empresa, em que círculo vicioso o empreendedor entrou impossibilitando enxergar a saída. Portanto, o primeiro passo é uma mudança de comportamento; parar e identificar de frente os problemas. Para isso é preciso que o empreendedor conheça pelo menos os números gerados através de relatórios gerenciais, obtidos nas diversas áreas da empresa e então, realizar uma análise real do seu negócio em reuniões com seus colaboradores. Algumas habilidades são necessárias no perfil do empreendedor para realizar determinadas tarefas dentro da sua empresa. Caso não as possua, o ideal é buscar ajuda por meio de cursos sobre empreendedorismo ou contrat...