Pular para o conteúdo principal

Recursos sustentáveis da bananeira

UMBIGO OU CORAÇÃO DE BANANEIRA E SUSTENTABILIDADE

www.institutopedromatajs.org.br
A bananeira é uma planta perene, que após sua frutificação as folhas morrem na parte área, sendo necessário o corte na parte de baixo próxima ao chão. Caso ela rebrote, efetuar a sua erradicação, pois senão ela crescerá e tirará a força dos seus filhotes, que substituirão a planta mãe. Posteriormente identificar qual é o filhote com maior força e eliminar os demais. O tronco da bananeira é formado por folhas e o seu caule fica na parte subterrânea da planta. Pertence a família Musaceae e sua propagação vegetativa se dá por mudas ou rizomas.
www.institutopedromatajs.org.br
www.institutopedromatajs.org.brAlém da produção alimentícia dos frutos ( banana e casca), também produz o umbigo ou coração da bananeira, o palmito ( miolo do tronco) e utiliza-se das folhas para assar peixes. É possível ter um aproveitamento do tronco da bananeira para a confecção de artesanato utilizando suas fibras e efetuar o plantio de mudas de hortaliças. Quando o tronco é picotado em vários pedaços é possível incorporar no solo, como um rico adubo natural com alto teor de umidade, suas folhas secas colocar como matéria orgânica nas leiras e os resíduos para incorporar a alimentação de galinhas e porcos nas pequenas propriedades.
www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
Observa-se a importante riqueza de recursos sustentáveis que a bananeira possui. Numa pequena propriedade, que não visa o cultivo como fonte principal de  geração de renda, é uma oportunidade para o morador aprender a utilizar e valorizar esta planta e quem sabe, produzir algo para agregar  renda, mesmo que seja apenas para contribuir na manutenção das despesas com a propriedade.

A proposta da publicação é falar um pouco sobre o umbigo ou coração da bananeira, como um produto da alimentação saudável. Uma vez que as flores são polinizadas, os frutos surgem e
www.institutopedromatajs.org.br
as pencas de bananas dão origem aos cachos. Quando terminar a formação das pencas, o umbigo continua descendo, mas não terá mais força para a formação das pencas. No momento que a distância da última penca até a cabeça do umbigo estiver por volta de 15 centímetros efetuar o corte do umbigo, pois caso este processo não ocorra formará um pendão, que prejudicará o desenvolvimento do cacho.
www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
O umbigo ou coração da bananeira é um alimento pouco divulgado na culinária, seu consumo na maioria das vezes, se dá nas regiões de pratos típicos brasileiros e é um produto de baixo custo. É rico em nutrientes, fibras, com alto teor de umidade, baixo teor calórico e de lipídios, rico em carboidratos e proteínas.

A ideia é passar uma receita de refogado de fácil preparo, para ser consumido como antepasto com torradas ou como acompanhamento com arroz.
www.institutopedromatajs.org.br

Ingredientes: 1 umbigo ou coração de bananeira fresco, azeitonas picadas, uma cebola média picada ou em rodelas, 1 dente de alho, azeite e molho shoyu.
Modo de preparo:
www.institutopedromatajs.org.br

1- Lavar e remover da parte de cima do umbigo, as primeiras camadas que são mais duras e as flores. Observando que as flores podem ser utilizadas sem problemas.

www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br


2- Cortar em rodelas e colocar em seguida em uma vasilha com água para ferver por aproximadamente 5 minutos, para remover o excesso do amargo.


www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
3- Escorrer a água e repetir o processo de fervura por mais uns 3 minutos e escorrer novamente. Depois picotar um pouco mais as rodelas e preparar o refogado. Coloque em uma vasilha o azeite, a cebola e o alho para dourar. Acrescente o umbigo escorrido e misture. Adicione o shoyu e as azeitonas picadas e deixe refogar por pouco tempo. Servir quente ou frio.

Observando que mesmo depois que o umbigo de bananeira passa pela fervura, ainda permanece um levíssimo toque amargo e que ao cortar ocorre o escurecimento natural que não interfere no teor nutricional, no sabor e nem na qualidade do produto.

Um alimento saudável, diferente e super simples de fazer.

Leila Matajs - Coordenadora executiva de projetos sociambientais do Instituto Pedro Matajs e Planejadora financeira da MeiConsulte.

Acesse: www.institutopedromatajs.org.br e  Seja Nosso Parceiro.



 




               























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EAD-IPM Cursos profissionalizantes a distância

                  MAPA DO PERCURSO FINANCEIRO "Destino: PROSPERIDADE" é a série de cursos, elaborados pela equipe de Coordenação Pedagógica do INSTITUTO PEDRO MATAJS, voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional, atendendo a demanda de iniciantes do empreendedorismo e para pequenos empresários já estabelecidos na área urbana e rural, que buscam aprimorar o conhecimento para uma melhor gestão do seu negócio, objetivam o autoconhecimento, o autogerenciamento e inspirações para colocar em prática novas ideias prósperas. EAD-IPM é a área virtual criada para o ensino a distância do INSTITUTO PEDRO MATAJS. A experiência adquirida com a realização dos cursos de capacitação na forma presencial desde o ano de 2004, com dinâmicas de sensibilização, as atividades teóricas e as práticas em campo; possibilita a entidade em compartilhar para vários locais do Brasil, uma variedade de conteúdos através dos cursos on-line. ...

Doação de tubetes

O Instituto Pedro Matajs está doando 10.000 tubetes para a produção de mudas. A retirada é na Rua Amaro Josefa, 405, Bairro Embura SP/ SP. Quem tiver interesse favor entrar em contato pelo e-mail: leila@institutopedromatajs.org.br.

Sua empresa está no vermelho?

Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio. Ao chegar no "vermelho" é necessário verificar o que de fato está ocorrendo. Quais são os gargalos que estão travando o crescimento da empresa, em que círculo vicioso o empreendedor entrou impossibilitando enxergar a saída. Portanto, o primeiro passo é uma mudança de comportamento; parar e identificar de frente os problemas. Para isso é preciso que o empreendedor conheça pelo menos os números gerados através de relatórios gerenciais, obtidos nas diversas áreas da empresa e então, realizar uma análise real do seu negócio em reuniões com seus colaboradores. Algumas habilidades são necessárias no perfil do empreendedor para realizar determinadas tarefas dentro da sua empresa. Caso não as possua, o ideal é buscar ajuda por meio de cursos sobre empreendedorismo ou contrat...