Pular para o conteúdo principal

Recursos sustentáveis da bananeira

UMBIGO OU CORAÇÃO DE BANANEIRA E SUSTENTABILIDADE

www.institutopedromatajs.org.br
A bananeira é uma planta perene, que após sua frutificação as folhas morrem na parte área, sendo necessário o corte na parte de baixo próxima ao chão. Caso ela rebrote, efetuar a sua erradicação, pois senão ela crescerá e tirará a força dos seus filhotes, que substituirão a planta mãe. Posteriormente identificar qual é o filhote com maior força e eliminar os demais. O tronco da bananeira é formado por folhas e o seu caule fica na parte subterrânea da planta. Pertence a família Musaceae e sua propagação vegetativa se dá por mudas ou rizomas.
www.institutopedromatajs.org.br
www.institutopedromatajs.org.brAlém da produção alimentícia dos frutos ( banana e casca), também produz o umbigo ou coração da bananeira, o palmito ( miolo do tronco) e utiliza-se das folhas para assar peixes. É possível ter um aproveitamento do tronco da bananeira para a confecção de artesanato utilizando suas fibras e efetuar o plantio de mudas de hortaliças. Quando o tronco é picotado em vários pedaços é possível incorporar no solo, como um rico adubo natural com alto teor de umidade, suas folhas secas colocar como matéria orgânica nas leiras e os resíduos para incorporar a alimentação de galinhas e porcos nas pequenas propriedades.
www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
Observa-se a importante riqueza de recursos sustentáveis que a bananeira possui. Numa pequena propriedade, que não visa o cultivo como fonte principal de  geração de renda, é uma oportunidade para o morador aprender a utilizar e valorizar esta planta e quem sabe, produzir algo para agregar  renda, mesmo que seja apenas para contribuir na manutenção das despesas com a propriedade.

A proposta da publicação é falar um pouco sobre o umbigo ou coração da bananeira, como um produto da alimentação saudável. Uma vez que as flores são polinizadas, os frutos surgem e
www.institutopedromatajs.org.br
as pencas de bananas dão origem aos cachos. Quando terminar a formação das pencas, o umbigo continua descendo, mas não terá mais força para a formação das pencas. No momento que a distância da última penca até a cabeça do umbigo estiver por volta de 15 centímetros efetuar o corte do umbigo, pois caso este processo não ocorra formará um pendão, que prejudicará o desenvolvimento do cacho.
www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
O umbigo ou coração da bananeira é um alimento pouco divulgado na culinária, seu consumo na maioria das vezes, se dá nas regiões de pratos típicos brasileiros e é um produto de baixo custo. É rico em nutrientes, fibras, com alto teor de umidade, baixo teor calórico e de lipídios, rico em carboidratos e proteínas.

A ideia é passar uma receita de refogado de fácil preparo, para ser consumido como antepasto com torradas ou como acompanhamento com arroz.
www.institutopedromatajs.org.br

Ingredientes: 1 umbigo ou coração de bananeira fresco, azeitonas picadas, uma cebola média picada ou em rodelas, 1 dente de alho, azeite e molho shoyu.
Modo de preparo:
www.institutopedromatajs.org.br

1- Lavar e remover da parte de cima do umbigo, as primeiras camadas que são mais duras e as flores. Observando que as flores podem ser utilizadas sem problemas.

www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br


2- Cortar em rodelas e colocar em seguida em uma vasilha com água para ferver por aproximadamente 5 minutos, para remover o excesso do amargo.


www.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.brwww.institutopedromatajs.org.br
3- Escorrer a água e repetir o processo de fervura por mais uns 3 minutos e escorrer novamente. Depois picotar um pouco mais as rodelas e preparar o refogado. Coloque em uma vasilha o azeite, a cebola e o alho para dourar. Acrescente o umbigo escorrido e misture. Adicione o shoyu e as azeitonas picadas e deixe refogar por pouco tempo. Servir quente ou frio.

Observando que mesmo depois que o umbigo de bananeira passa pela fervura, ainda permanece um levíssimo toque amargo e que ao cortar ocorre o escurecimento natural que não interfere no teor nutricional, no sabor e nem na qualidade do produto.

Um alimento saudável, diferente e super simples de fazer.

Leila Matajs - Coordenadora executiva de projetos sociambientais do Instituto Pedro Matajs e Planejadora financeira da MeiConsulte.

Acesse: www.institutopedromatajs.org.br e  Seja Nosso Parceiro.



 




               























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação da RPPN Ramos Matajs

RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural O que é uma RPPN? É uma iniciativa voluntária dos proprietários de terras que possuem áreas naturais, em destinar uma parcela de sua propriedade para a criação de uma unidade de conservação (UC) cujo o objetivo é de preservar os atributos naturais existentes em seus domínios e ter um papel relevante nos serviços ambientais prestados para o bioma. A área destinada para a RPPN terá a garantia de perpetuidade com a averbação na matrícula do imóvel. Conhecendo um pouco da história da criação da RPPN Ramos Matajs. As proprietárias adquiriram a propriedade no ano de 2000, com a área total de 1,9ha, possuindo um remanescente da Mata Atlântica. Localizada no bairro de Embura,  no extremo sul da cidade de São Paulo, uma região que passa com um crescimento urbano e desmatamento descontrolado, próxima da Unidade de Conservação APA Municipal Capivari-Monos. Em 2004, as proprietárias e demais membros da família, fundaram o In

3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conjunto de ações interligadas, visando atender às necessidades socioecônomicas dos seres humanos, sem impactar negativamente o meio ambiente. Sua base está firmada em três pilares: Social, Econômico e Ambiental.  Social: visa a qualidade de vida através da produção de bens e serviços, integrando um conjunto corporativo, familiar, comunitário e o setor público, que valorize o bem estar e a igualdade. Econômico:  visa a geração de renda por meio da produção de bens e serviços, utilizando recursos humanos e matéria-prima extraída do meio ambiente. Ambiental:  é o elo para a sobrevivência socioeconômica, sendo a base da sustentabilidade. Uma vez que as demais atividades dependem diretamente dos recursos naturais utilizados. Diversas ações positivas para que essa cadeia permaneça em equilíbrio são necessárias; advindas dos setores privados e públicos, usuários dos recursos extraídos do meio ambiente. Visar a preservação dos ecossistemas, minimiz
Descubra como é a produção do cogumelo shiitake em toras de eucalipto e a variedade de opções na culinária com a utilização de um produto altamente nutritivo e delicioso. acesse o link  cogumeloshiitake.ead-ipm.com.br