Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio.

Internas: Custos elevados, produto de má qualidade, o preço do produto ou serviço está fora de mercado, a margem de lucro foi calculada de modo errôneo,
a quantidade prevista em vendas oscila e não é suficiente para atingir o faturamento desejável, existe a falha na comunicação interna, o empreendedor não sabe ou não fez um planejamento estratégico eficaz ou mesmo, a causa é a má gestão do empreendedor por desconhecer como gerenciar seu negócio.
Externas: Mercado concorrente com preços mais atrativos e produtos inovadores, momento econômico desfavorável, qual é a imagem da empresa no mercado, fornecedores pouco confiáveis ou com preço de matéria-prima elevado, entre outras.
Alguns empreendedores são natos, dinâmicos, com visão global da empresa e do mercado, tomando decisões estratégicas certeiras, mas a maioria necessita passar por uma capacitação, principalmente na área da educação financeira e aprender a adotar as 4 ferramentas da administração, que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Compreender e aplicar o que cada função significa, auxilia na eficácia do seu papel. Identificar e aprender com os erros evita cometer novos erros. Lembrando sempre que o conhecimento é fundamental.
O empreendedor tem que ser um bom administrador com habilidades para analisar um conjunto de situações, realizar diversas atividades, conciliar recursos humanos, financeiros e materiais, interagir em todas as áreas da empresa e tomar decisões no momento exato.
No e-book $100 MEDO DE EMPREENDER é possível obter diversas orientações sobre como iniciar ou melhorar o seu empreendimento e ao adquiri-lo, serão disponibilizados 2 bônus exclusivos: 7 Passos para realizar o plano de negócio e Administração do Tempo. Acesse: http://semmedodeempreender.ead-ipm.com.br
Leila Matajs - Planejadora Financeira na MeiConsulte e Coordenadora de projetos socioambientais no Instituto Pedro Matajs.
Comentários
Postar um comentário