Pular para o conteúdo principal

Sua empresa está no vermelho?



Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio.


Ao chegar no "vermelho" é necessário verificar o que de fato está ocorrendo. Quais são os gargalos que estão travando o crescimento da empresa, em que círculo vicioso o empreendedor entrou impossibilitando enxergar a saída. Portanto, o primeiro passo é uma mudança de comportamento; parar e identificar de frente os problemas. Para isso é preciso que o empreendedor conheça pelo menos os números gerados através de relatórios gerenciais, obtidos nas diversas áreas da empresa e então, realizar uma análise real do seu negócio em reuniões com seus colaboradores.

Algumas habilidades são necessárias no perfil do empreendedor para realizar determinadas tarefas dentro da sua empresa. Caso não as possua, o ideal é buscar ajuda por meio de cursos sobre empreendedorismo ou contratar um profissional que prestará uma consultoria, iniciando uma análise e identificando não só a atual situação financeira, mas como e o porquê da empresa estar nesse estágio. Alguns exemplos das possíveis causas:

Internas: Custos elevados, produto de má qualidade, o preço do produto ou serviço está fora de mercado, a margem de lucro foi calculada de modo errôneo,
a quantidade prevista em vendas oscila e não é suficiente para atingir o faturamento desejável, existe a falha na comunicação interna, o empreendedor não sabe ou não fez um planejamento estratégico eficaz ou mesmo, a causa é a má gestão do empreendedor por desconhecer como gerenciar seu negócio.


Externas: Mercado concorrente com preços mais atrativos e produtos inovadores, momento econômico desfavorável, qual é a imagem da empresa no mercado, fornecedores pouco confiáveis ou com preço de matéria-prima elevado, entre outras.

Alguns empreendedores são natos, dinâmicos, com visão global da empresa e do mercado, tomando decisões estratégicas certeiras, mas a maioria necessita passar por uma capacitação, principalmente na área da educação financeira e aprender a adotar as 4 ferramentas da administração, que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Compreender e aplicar o que cada função significa, auxilia na eficácia do seu papel. Identificar e aprender com os erros evita cometer novos erros. Lembrando sempre que o conhecimento é fundamental. 

O empreendedor tem que ser um bom administrador com habilidades para analisar um conjunto de situações, realizar diversas atividades, conciliar recursos humanos, financeiros e materiais, interagir em todas as áreas da empresa e tomar decisões no momento exato.

No e-book $100 MEDO DE EMPREENDER é possível obter diversas orientações sobre como iniciar ou melhorar o seu empreendimento e ao adquiri-lo, serão disponibilizados 2 bônus exclusivos: 7 Passos para realizar o plano de negócio e Administração do Tempo. Acesse: http://semmedodeempreender.ead-ipm.com.br



                                                                                                                                                                  Leila Matajs - Planejadora Financeira na MeiConsulte e Coordenadora de projetos socioambientais no Instituto Pedro Matajs.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conjunto de ações interligadas, visando atender às necessidades socioecônomicas dos seres humanos, sem impactar negativamente o meio ambiente. Sua base está firmada em três pilares: Social, Econômico e Ambiental.  Social: visa a qualidade de vida através da produção de bens e serviços, integrando um conjunto corporativo, familiar, comunitário e o setor público, que valorize o bem estar e a igualdade. Econômico:  visa a geração de renda por meio da produção de bens e serviços, utilizando recursos humanos e matéria-prima extraída do meio ambiente. Ambiental:  é o elo para a sobrevivência socioeconômica, sendo a base da sustentabilidade. Uma vez que as demais atividades dependem diretamente dos recursos naturais utilizados. Diversas ações positivas para que essa cadeia permaneça em equilíbrio são necessárias; advindas dos setores privados e públicos, usuários dos recursos extraídos do meio ambiente. Visar a preservação dos ecossis...

Criação da RPPN Ramos Matajs

RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural O que é uma RPPN? É uma iniciativa voluntária dos proprietários de terras que possuem áreas naturais, em destinar uma parcela de sua propriedade para a criação de uma unidade de conservação (UC) cujo o objetivo é de preservar os atributos naturais existentes em seus domínios e ter um papel relevante nos serviços ambientais prestados para o bioma. A área destinada para a RPPN terá a garantia de perpetuidade com a averbação na matrícula do imóvel. Conhecendo um pouco da história da criação da RPPN Ramos Matajs. As proprietárias adquiriram a propriedade no ano de 2000, com a área total de 1,9ha, possuindo um remanescente da Mata Atlântica. Localizada no bairro de Embura,  no extremo sul da cidade de São Paulo, uma região que passa com um crescimento urbano e desmatamento descontrolado, próxima da Unidade de Conservação APA Municipal Capivari-Monos. Em 2004, as proprietárias e demais membros da família, fundaram ...

Saneamento alternativo Zona de Raízes - Wetland

Apresentamos algumas tecnologias sociais voltadas para o saneamento rural, visando à qualidade de vida das famílias, com o acesso a mais pura água e contribuindo para a destinação correta dos dejetos humanos. Portanto a adoção destas tecnológicas beneficia a saúde e assim previne doenças; evita contaminação e protege o lençol freático. Possibilitando também uma minimização nos custos de produção, uma vez que é possível utilizar como adubo, o líquido gerado no final do processo. O foco não é especificar tecnicamente os processos, mas sim o uso das tecnologias de saneamento rural como: as fossas sépticas biodigestoras, o banheiro seco, o jardim filtrante (wetland), a evapotranspiração e o círculo de bananeiras. São processos que permitem o tratamento das fezes e urina das residências rurais, conhecidas como águas negras e também de águas cinzas provenientes da cozinha e do chuveiro, para as localidades sem acesso ao saneamento básico de responsabilidade do Poder Público. Nesta p...