Pular para o conteúdo principal

BROMÉLIAS E O ECOSSISTEMA

As  bromélias  pertencem  à família  denominada Bromeliaceae.  Com cores, formas e tamanhos variados, encontradas nas regiões rochosas, arenosas, assim como  nas florestas úmidas, possuindo uma grande resistência a variação de temperatura. Muito utilizadas para decoração e paisagismo, mas de fundamental importância para o ecossistema. 



De acordo com o habitat, podem ser classificadas em três grupos:
1- Epífetas - nascem em galhos e troncos de plantas
2- Rupícolas - nascem em rochas
3- Terrestres - nascem no solo 




A morfologia das bromélias é composta por: folha, bainha foliar, bráctea floral, escapo floral, botão floral, caule e raiz.


A inflorescência é o conjunto colorido de flores que se desenvolve a partir do centro da bromélia, podendo ser longa ou achatada. Após a polinização das flores ocorre à produção de frutos com sementes.



A reprodução das bromélias se dá através do plantio de sementes ou de brotos que surgem das bainhas foliares, próximos a raiz. E na natureza, se as sementes forem plumosas ocorrerá à dispersão pelo vento e os brotos se desenvolverão ao lado da "planta mãe".



As bromélias não são parasitas, pois não absorvem nutrientes e a água das plantas onde estão "hospedadas", que por vezes são os galhos secos e pobres de nutrientes. A função de suas raízes é de fixação no substrato ou no tronco, em especial as epífetas. Nas folhas das bromélias existem estruturas que absorvem os nutrientes e a água até do ar, gerando a sua alimentação. Com a união das bainhas foliares, forma-se um tanque onde são depositados restos de vegetais, pequenos insetos, excrementos de pássaros, de roedores e de outros animais. E com o acumulo de água, neste local vai se formando um importante ecossistema; o habitat propício para centenas de espécies de insetos, sapos, pássaros entre outros animais que utilizam o depósito de água acumulado para a sua sobrevivência, principalmente nas bromélias que estão no topo de árvores altas nas florestas.



Leila Matajs 
Presidente e Coordenadora executiva de projetos socioambientais do INSTITUTO PEDRO MATAJS 
fotos: acervo do Instituto Pedro Matajs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EAD-IPM Cursos profissionalizantes a distância

                  MAPA DO PERCURSO FINANCEIRO "Destino: PROSPERIDADE" é a série de cursos, elaborados pela equipe de Coordenação Pedagógica do INSTITUTO PEDRO MATAJS, voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional, atendendo a demanda de iniciantes do empreendedorismo e para pequenos empresários já estabelecidos na área urbana e rural, que buscam aprimorar o conhecimento para uma melhor gestão do seu negócio, objetivam o autoconhecimento, o autogerenciamento e inspirações para colocar em prática novas ideias prósperas. EAD-IPM é a área virtual criada para o ensino a distância do INSTITUTO PEDRO MATAJS. A experiência adquirida com a realização dos cursos de capacitação na forma presencial desde o ano de 2004, com dinâmicas de sensibilização, as atividades teóricas e as práticas em campo; possibilita a entidade em compartilhar para vários locais do Brasil, uma variedade de conteúdos através dos cursos on-line. ...

Doação de tubetes

O Instituto Pedro Matajs está doando 10.000 tubetes para a produção de mudas. A retirada é na Rua Amaro Josefa, 405, Bairro Embura SP/ SP. Quem tiver interesse favor entrar em contato pelo e-mail: leila@institutopedromatajs.org.br.

Sua empresa está no vermelho?

Ser persistente em um momento de dificuldade financeira é um grande desafio para o empreendedor, que ao tentar resolver o problema esbarra por vezes no insucesso e opta pela desistência do negócio. Ao chegar no "vermelho" é necessário verificar o que de fato está ocorrendo. Quais são os gargalos que estão travando o crescimento da empresa, em que círculo vicioso o empreendedor entrou impossibilitando enxergar a saída. Portanto, o primeiro passo é uma mudança de comportamento; parar e identificar de frente os problemas. Para isso é preciso que o empreendedor conheça pelo menos os números gerados através de relatórios gerenciais, obtidos nas diversas áreas da empresa e então, realizar uma análise real do seu negócio em reuniões com seus colaboradores. Algumas habilidades são necessárias no perfil do empreendedor para realizar determinadas tarefas dentro da sua empresa. Caso não as possua, o ideal é buscar ajuda por meio de cursos sobre empreendedorismo ou contrat...